Capa » Uncategorized » Dicas rápidas para ficar 8 dias em Portugal

Dicas rápidas para ficar 8 dias em Portugal

O ideal é que se fique, no mínimo, 4 dias inteiros em cada uma das grandes cidades portuguesas: Porto e Lisboa. A cidade do Porto tem seus principais pontos turísticos, desde a parte do Cais da Ribeira até Vila Nova de Gaia toda podendo ser feita a pé.

No Porto, procure ficar próximo à parte central, preferencialmente perto da estação São Bento ou Aliados. Isso fará economizar pernas e transporte. Visite a Praça dos Aliados, a Torre dos Clérigos, a estação de São Bento (que também é de trens), o Palácio de Cristal, a Fundação Serralves (um pouco mais afastada), a praia de Matosinhos, a Catedral da Sé e, é claro, o Cais da Ribeira e o outro lado da ponte, que é Vila Nova de Gaia.

Vista da Ribeira

Vista da Ribeira

Experimente os doces e os pratos típicos do porto, tome um “fino” (cerveja) e coma uma francesinha antes de sair do Porto.

Uma bate-volta muito interessante desde o Porto é Aveiro. A cidade é muito bonitinha e pode ser feita em um único dia, embora dormir lá seja uma boa pedida. Faça o passeio de barco pela “ria” e coma os doces de ovos moles que só estão lá. Aveiro também pode ser feita toda a pé e o trem para lá sai da estação São Bento, muito baratinho, menos de 10 euros ida e volta e a viagem dura pouco mais de uma hora. Ela é chamada de Veneza portuguesa por causa da similaridade dos canais.

Aveiro é muito bonitinha!

Aveiro é muito bonitinha!

Também há Braga para um bate-volta, mas não fomos nesta viagem para lá. Os pés já não estavam obedecendo mais.

Já Lisboa é bem maior, mas o tempo mínimo necessário é o mesmo. Tudo é mais corrido em Lisboa e as ladeiras são mais altas do que no Porto também. Prepare-se para subir inúmeras ladeiras por lá.

Pastel de Belém original, só em Lisboa!

Pastel de Belém original, só em Lisboa!

Em Lisboa, caminhe por Alfama e fique bem cansado com as imensas ladeiras até o Castelo de São Jorge. Se puder, pegue o bonde 28 que ele, por si só, já é um tour pela cidade. Vá para a Praça do Comércio, ande pela parte central (nas costas dessa praça) e procure ficar hospedado por ali mesmo.

Torre de Belém

Torre de Belém

Não deixe de ir para Belém, conheça o Mosteiro dos Jerônimos e veja o Padrão dos Descobrimentos, o lugar de onde saíram as caravelas rumo às Índias, ops, Brasil. Coma o pastel de Belém original lá também, quase do lado do Mosteiro, mas vá cedo para evitar a fila e a espera.

Sintra

Sintra

Um bate-volta interessante é ir à Sintra desde a estação Retiro, a viagem demora uma hora também e é menos de 10 euros ida e volta. Um dia também é suficiente para andar e conhecer o que há de interessante lá. Coma um travesseiro, que é um doce local por lá e se tiver disposição, pegue o ônibus que vai até o topo para ter um visual único. Não fomos por razões orçamentárias, mas andamos por Sintra o dia inteiro.

Espalhe!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos com * são obrigatórios

*