Capa » Economias diversas

Economias diversas

Outro tópico que sempre faz um estrago são as gorjetas. Na verdade, temos essa sensação, pois no Brasil praticamente somos sempre obrigados a pagar os 10% (não é uma obrigação, mas pouca gente se recusa).

Aqui entra o uso da internet mais uma vez, pois no Japão, por exemplo, não é comum dar gorjetas, o que pode ser até um tanto ofensivo na cultura local. Já nos Estados Unidos, apesar de não vir “embutido” na conta, supõe-se que você dará 10% no mínimo, podendo, para grandes grupos chegar a 20%, lembrando que aqui é ofensivo não pagar.

Vai ficar muito tempo e não trouxe muita roupa? Não tem problema! As opções pra lavar roupa são imensas. Esqueça os hotéis, pois normalmente lavam por peça e sai mais caro.

As opções variam desde “coin laundries”, que são lavanderias que só aceitam moedas e que você consegue lavar e secar boa quantidade de roupas sozinho.

Há outros casos em que você entrega a roupa em uma casa ou comércio e eles te devolvem no outro dia (tire foto das roupas pra lembrar o que foi lavado) e também, em último caso, use a pia do hotel para pequenas peças ou peças mais finas (não faz mal a ninguém e economiza).

Muitos hotéis, bares e estabelecimentos dão algum tipo de desconto ou ainda algum tipo de vantagem se você fizer um “check in” ou “like” na página deles. Sempre procure pelo ícone do Facebook e fique de olho nas promoções.

Vai ficar muito tempo em um lugar na praia? Pesquise quanto você vai gastar pra alugar cadeira e guarda-sol. Então, procure locais em que você possa usá-los consumindo alguma coisa (nada muito caro, é claro!) ou ainda, dependendo de sua estadia, compre o guarda-sol! Isso mesmo!

Na Europa, o aluguel por algumas horas pode chegar a 10 ou 15 euros, já pensou? Vale a pena ir no mercado e, junto com as comprinhas econômicas, adquirir o seu próprio guarda-sol. E pra se sentar? Nada como a sua boa e velha canga do Brasil.

Quase todo lugar tem sua loja de 1,99 ou uma loja de descontos, com a vantagem que em muitos lugares elas são bem mais atrativas e recheadas do que as do Brasil. Nos Estados Unidos, elas são as 0,99 (com a maioria das coisas por 0,99); na Inglaterra existe a Poundland, com tudo por 1 libra; na Austrália existe a The Reject Shop, que oferece produtos com pequenos defeitos ou de coleções anteriores a preços bem módicos. Vale a pena pesquisar e visitar esses paraísos populares!

Quer mandar umas coisinhas pro Brasil? Sabe qual a forma mais barata? De navio! Sim, vai levar um tempão, mas em alguns casos quando você não tem espaço ou quer mandar uma encomenda, é a melhor solução. Sempre peça pra enviar via “surface” e você vai ver como vai sair mais barato!

A comunicação pode ser muito difícil em alguns países, mesmo eles supostamente falando inglês. Abuse da mímica e ande sempre com um bloquinho e caneta para mostrar à pessoa consultada o que você precisa. Nem sempre funciona, mas já dá uma aliviada no desespero.

Nestes casos, se encontrar um, vá para um hotel e pergunte ao recepcionista. Normalmente, eles falam inglês e podem te ajudar.

Provavelmente, você levará seu celular na viagem ou comprará um enquanto estiver conhecendo os lugares tão desejados. Não se esqueça de levar um GPS de casa ou, se não tiver, baixe o app MapsMe, que já vem pré-instalado no Android. A cada país visitado, você pode ir baixando os mapas e ele te dirá a localização atual conforme você for viajando.

Para se localizar e fazer os taxistas/locais poderem te ajudar, mostre o mapa com o lugar que você deseja ir e, em um pedaço de papel, mostre o endereço de onde você pretende ir. Sempre pergunte sobre um transporte alternativo ao táxi, como vans, ônibus ou algo do gênero e sempre observe tudo. Pesquise, de maneira prévia, no tripadvisor ou mochileiros. Na Turquia, para se ter uma ideia, o trajeto de taxi que sairia uns R$110,00 saiu por R$11,00 para duas pessoas em um trajeto de 20 km. Vale a pena pesquisar e tentar se fazer entender.

Já economizou em algo que você sequer imaginava que iria conseguir guardar uma graninha? Conta aí, vai!!!???

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos com * são obrigatórios

*