Capa » Saudades do Brasil

Saudades do Brasil

Há de se admitir que as coisas estão ruins pro Brasil, especialmente em 2015. São notícias e mais notícias de corrupção, de violência, de acidentes, de pobreza, de drogas. Muitas vezes, as pessoas nos perguntam como é o Brasil e, sim, é necessário que a gente diga abertamente sobre todos estes tópicos, porque é preciso ser verdadeiro.

Mesmo assim, existem aqueles que amam o país, que já foram e querem voltar ou que têm esse como um grande objetivo de vida e sempre recebemos um sorriso quando dizemos de onde somos.

De tudo que já vimos, também é preciso destacar algumas coisas que aprendemos a valorizar muito depois de tanto viajar. Sim, o Brasil realmente tem coisas, em nossa opinião, maravilhosas. Vamos a algumas delas do nosso ponto de vista:

  • Política anti-fumo – No Brasil, devido ao gradual aumento da conscientização e fiscalização, a maioria dos locais como restaurantes, bares ou até mesmo boates proíbe o fumo dentro de suas instalações. Na Ásia e na Europa, não há essa preocupação. Em muitos restaurantes, até existe uma separação, mas não tem como conter a fumaça, então pontinho pro Brasil!
  • Higiene – Não que sejamos os “masters” do universo em relação à limpeza, mas nossos restaurantes, bares e hotéis são bem limpinhos. Não é uma regra, mas fora do país não há essa preocupação constante com luvas, limpeza pesada, tudo branquinho, branquinho. Entendemos que é cultural, mas é difícil demais ver o pessoal escarrando e cuspindo no chão, alimentos expostos na rua sem nenhuma refrigeração, inexistência de luvas e toucas na manipulação de comida, animais do lado da comida sendo preparada, pessoas pisando sobre o gelo que será posteriormente consumido, a limpeza do restaurante ocorrendo no mesmo momento em que você está comendo, entre tantas outras. Brasileiros e brasileiras, a gente mora em um país tão preocupado com normas, com que as pessoas se sintam felizes com o ambiente limpo, assim o Brasil leva ganha mais pontinhos positivos! Acreditem isso faz toda diferença na hora de comer ou de desistir de comer!
  • O box ou ainda a cortina do banheiro – Não dá pra imaginar a vida sem, né? Dá sim. Simplesmente, eles não existem, não funcionam ou não cumprem a função em boa parte dos países que visitamos. Banheiros enormes alagados na hora em que você toma banho, você molha tudo, exatamente tudo menos você, pois além de não ter um box ou cortina, na maior parte das vezes as duchas são daquelas de segurar (nada de super ducha). Então, amigos, agradeçam pelos banheiros secos e, claro, limpinhos que temos no Brasil. Sentimos falta todo dia e, é claro, é mais um ponto pra nós. Esse é o tipo de coisa que você só valoriza quando perde!
  • Chuveiro – Como já falado, o chuveiro, em muitos países, é um capítulo à parte. Muitos deles são aquelas “mangueiras” que você deve segurar (de alguma forma que não sabemos como) e tomar banho. Além disso, às vezes ele fica em cima do vaso, o que pode parecer estranho, na verdade é muito estranho, mas pra economizar espaço isso é muito comum, então se você que tem a “ducha gorducha” naquele banheiro caprichado com box e tudo agradeça, comemore, porque aí vai mais um ponto pro Brasil.
  • Papel higiênico e guardanapo – Duas coisas que você não pode imaginar que não existam no dia-a-dia das pessoas, né? Mas não, elas não existem – em boa parte de nossa viagem ou não tinha o famoso “ph” ou não tinha água pra lavar a mão, então vai fazer o que? Todos têm que sair de casa munidos de lenços de papel, lenços umedecidos, álcool em gel e até mesmo lenços de pano, pois quando existe água pra lavar não tem onde secar. Guardanapo então é um objeto de luxo! Ninguém tem aquele monte de guardanapos ao seu dispor, o tempo todo. Dependendo do lugar, não há nenhum, algum ou, em alguns casos, apenas um guardanapo úmido no final da refeição e olhe lá, viu? Então você, conterrâneo brasileiro, ao se deparar com aquele monte de guardanapinhos que seu garçom gentilmente lhe traz, comece a sorrir e pensar: como isso é legal! Nós sempre nos perguntamos por que será que guardanapo é assim tão raro? E aí, contamos mais um “gol” pro Brasil! Sabemos que são pequenas coisas, mas são elas que fazem nosso país especial!
  • Faca – Como eu vou comer sem faca? Sim, essa pergunta a gente se fez várias vezes, considerando que, na maioria dos países em que estivemos, ou a carne era absurdamente cara ou era inexistente. Então, ficava até fácil, pois geralmente comíamos somente uns fiapinhos de carne e era possível “rasgar” com uma colher. Sim, é o que te dão. Na Coreia do Sul, por exemplo, onde os churrascos são bem famosos, eles cortam a carne (pasmem) com uma tesoura e a picotam todinha para que você, que não vai ter uma faca, possa comer! Pense na próxima vez que tiver uma faca e um bom pedaço de carne no prato, pois para nós, isso faz tanta falta que nos faz lembrar de nosso querido país de origem.
  • Cuidado com o sol – Não tome sol das 10 da manhã às 4 da tarde. Quantas vezes você já ouviu isso? Pois bem, em muitos países isso simplesmente não existe, as pessoas tomam sol até rachar a cabeça, literalmente, e principalmente no horário que não deveria, lá por volta das 12:00 até umas 3 da tarde, porque lá pelas 4, quando nós sabemos que o sol faz bem, todo mundo corre pra casa que já não está tão quente. Aqui, entra não só a estética (a pele fica toda repuxada, vermelha, cheia de sardas), mas também de bem estar e saúde, coisa que muitos de nós brasileiros sabemos muitos bem!
  • Filas – Por incrível que pareça, nós brasileiros, respeitamos filas. Sim, é verdade. É incrível como a cara de pau, falta de conhecimento, cultura ou sei lá o que de alguns países faz com que as pessoas se achem no direito cortar ou simplesmente fazer de conta que entendem que existe uma fila. Se você entra em um banheiro e vê várias pessoas paradas será que você não se toca que é uma fila? Acredite, tem gente que não. Simplesmente passam na frente de todo mundo e, se deixar, cortam a vez na cara dura. É gente, dentro do nosso país isso até pode acontecer, mas pelo menos falamos o mesmo idioma pra tentar evitar os “cortadores de fila”. Pense nessa situação em algum país remoto da Ásia.
  • Sandálias e chinelos – Não se pode negar os chinelos brasileiros são os mais famosos e estão nos pés de todo mundo, além disso, as sandálias femininas do Brasil são as mais linda do universo, sim nós somos demais! Já passamos por situação de achar algo bonito em algum país e quando fomos olhar lá estava “Made in Brazil”. Meninas, nossas sandálias têm as cores e os modelos mais desejados, somos copiados pelo mundo todo e as cópias literalmente não chegam aos nossos pés!
  • Biquínis e vestidos – E lá fomos nós, uma vez mais, comprar uma peça tão linda e a vendedora orgulhosamente diz: Brazilian Bikini! Sim, só podia ser, nossos biquínis são mais bonitos e nossos vestidos mais coloridos e cheios de vida. Inveja nas inimigas estrangeiras e ponto pro Brasil! E como você num mundo de biquínis e vestidos tão desengonçados sente falta do Brasil!
  • Chocolate Branco – Os puristas irão dizer que chocolate branco não é chocolate, mas em nossa lista entra a falta do produto, a maior parte dos países têm chocolate e ponto. O chocolate branco ou ainda nossas invenções chocolatícias não passam nem perto. Outra coisa é a quantidade: quer comer um barra daquelas grandes inteirinhas? Vai ficar querendo ou vai ter que gastar bastante, pois simplesmente barras grandes em alguns países é impossível de se achar e se você acha são caras. O Brasil é um país doce!
  • Pizza e comida japonesas – Vai me dizer que não adora uma pizza de chocolate ou ainda um sushi com morango e cream cheese? Essa nossa “doce cultura” é por muitas abominada, ou totalmente desconhecida, as pessoas ficam aturdidas quando comentamos que no Brasil temos a versão doce para estas e outras comidas que em outros países são essencialmente salgadas. Sim, uma hora você sente falta e se pergunta por que só existem uns cinco ou seis sabores de pizza fora do Brasil? Já imaginou sua vida sem sobremesa?
  • Sal e açúcar – O sal não salga e o açúcar simplesmente não adoça. Para o nosso paladar, que devemos admitir às vezes apela pra grandes quantidades de sal e açúcar fora do país a comida parece sem sabor e as bebidas nunca têm açúcar suficiente. Chega uma hora que acostuma, mas é tão gostoso aquele chá bem docinho, não? Sim, o nosso açúcar é mais doce e o nosso sal mais salgado, não vamos dizer que seja ponto tão positivo pro Brasil, pois sabemos que pressão alta e diabetes decorrem do uso excessivo destes produtos, mas que é bom, é!
  • Alho e Cebola – Que saudade dos dois, a comida, até agora não tem quase alho ou cebola, como sentimos falta daquele alho fritando pra temperar o arroz ou feijão! Salada com cebola, então? Só no Brasil, esse temperinho faz tanto sucesso! Pelo menos, quando entramos na Europa, pela Turquia, a comida melhorou signitivamente!

Este texto foi só para demonstrar pequenas coisas do dia-a-dia que sentimos falta e que sempre nos fazem dizer: ah, isso lá no Brasil é mais bonito, ou isso lá no Brasil é melhor, ah que saudade do Brasil! É claro que nós também nos acostumamos com coisas como segurança, bom transporte público, preços justos, educação no trânsito, respeito a pessoas idosas ou deficientes, acesso a produtos do mundo inteiro (mesmo em cidades totalmente isoladas), internet e telefonia de qualidade, programas de saúde pública gratuitos e eficientes, organização entre outras coisas que vimos e que tanto gostaríamos que acontecessem em nosso país, mas como dissemos, há de se reconhecer que em algumas coisas, ainda somos bons, queridos, copiados e lembrados! Nessa hora tão difícil para o país, é preciso amar os pequenos detalhes e tentar ser feliz.

Gostou do texto? Pensa algo diferente do Brasil? Deixe um comentário para a gente que te responderemos na sequência, ok? Um grande abraço e fiquem todos em paz!!!

Um comentário

  1. Muito bom o texto, amigos!!! É bom saber que em algumas coisinhas ainda somos civilizados, diante de tantas notícias sobre nosso país que nos entristecem todos os dias…Bjs

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos com * são obrigatórios

*