Capa » Vistos

Vistos

Embora a vida no planeta tenha origem em uma grande explosão e todos tenhamos o mesmo tipo sanguíneo (ou quase), a mesma estrutura óssea (ou quase), além de muitos falarem os mesmos idiomas mesmo vivendo de lados distintos de um mesmo oceano, não é possível para nenhum habitante do planeta a livre entrada em qualquer lugar do planeta. Isso é triste se pensarmos que apenas ocorre esta situação, na prática, por conflitos diplomátivos, na melhor das hipóteses.

Intolerâncias maiores são ainda mais difíceis de serem compreendidas. Alguns exemplos? Então tá! Se você tiver oportunidade, pegue um passaporte de um filipino, de um belgali ou de um paquistanês. Lá, estará escrito: “Válido para todos os países do mundo, EXCETO ISRAEL.” O preconceito com Israel é tão grande que chega ao passaporte…

Para nós, é ridículo, mas a rainha da Inglaterra não necessita de passaporte próprio para viajar para qualquer lugar do mundo. Isso porque todos os passaportes britânicos são emitidos “em nome de Sua Majestade”, permitindo que a mandatária máxima britânica possa pegar um passaportezinho de algum plebeu emprestado e bater perna mundo afora. Na boa, ridículo!!

A última: se você tiver feito uma visitinha a Israel e, na sequência, quiser dar uma esticadinha até o Irã, por exemplo, não terá a entrada permitida. E nem adianta inverter o sentido das visitas, pois se você for antes no Irã e quiser voltar e passar por Israel, também não terá a entrada chancelada. Neste ponto, os brasileiros estamos muitos adiantados, pois somos conhecidos mundialmente pela tolerância aos povos de qualquer cor, raça, credo, etc. Mas nem em todos os lugares do mundo, a coisa funciona desta forma.

Imaginemos que você seja um brasileiro ordinário (normal, calma) como nós. Para você ir para alguns países, você precisará de autorização, leia-se, visto de entrada. Se sua intenção é apenas visitar, o procedimento normalmente é simples. Para trabalho ou imigração, a coisa pode ficar mais dificultada ou até impossível (o que é o caso das Maldivas, que não possuem programa ativo de imigração por razões óbvias…).

É comum alguns blogs deixarem listas disponíveis com os países que exigem ou não exigem vistos. A coisa não é tão simples quanto parece, pois as regras de vistos para os países mudam tanto quanto as nuvens em Curitiba. Uma hora um país exige visto para turista e na outra semana ele para de exigir o visto dos brazucas. O México, por exemplo, já passou a cobrar visto de brasileiros e deixou de cobrar pelo menos umas duas vezes nos últimos 5 anos. Tudo isso por causa de problemas com os EUA e os brasileiros que tentavam entrar na terra ianque via México.

Aqui no site inseriremos, sim, as formas de obter os vistos dos países que são aqueles visitados por nós em nossa volta ao mundo. Nesta jornada, serão necessários vistos para Austrália, Camboja, Catar, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Sérvia, Sri Lanka e Vietnã. Basta clicar nos países ou ir pelo menu principal do blog.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Campos com * são obrigatórios

*